Sem dentes!

Piuuu… Piuuu… Prrriuuu…

Olá! Dentes?! O que é isso? Já ouvi falar, mas não sei muito bem o que é… só sei que se encontram na boca e que nós, os passarinhos, não temos. A nossa boquinha é composta por um bico muito gracioso e bonito, que descasca as sementes.

 

 

Não se preocupem! Dentro do nosso corpo existe um órgão, que vocês não têm, que se chama moela e que faz o mesmo que os vossos dentes, ou seja, tritura todos os nossos alimentos, para que sejam absorvidos pelo nosso corpinho.

 

 

Pois é, o nosso lindo biquinho é muito airoso, mas a sua principal e única função na nossa alimentação é descascar as sementes para as engolirmos mais facilmente.


Vou explicar melhor! Quando comemos, o alimento entra inteiro no nosso bico, dirige-se para a moela e esta vai fazendo movimentos de estrangulação, ou seja, desfaz os alimentos em pedacinhos minúsculos, o suficiente para serem absorvidos pelo nosso corpo.

Para ajudar a moela nesta tarefa tão importante, geralmente, engolimos areia ou pequenas partículas rijas, para uma melhor fricção.

Não pode ser daquela da praia visto ter sal e outras coisas que nos podem fazer mal. Mas não se preocupem, nas lojas de animais encontram areia especial para passarinhos.

Não sabias, pois não? Os passarinhos selvagens, que andam em liberdade, recolhem pedrinhas e areia, para ajudar na sua digestão, mas, nós os passarinhos de gaiola, precisamos que os nossos donos nos dêem estas coisinhas que não conseguimos encontrar na nossa gaiola sem a sua ajuda.

Estas areias podem ser colocadas no chão da gaiola, sobre papel que não largue tinta ou, simplesmente, dentro de um comedouro, colocado especialmente para esse fim, pois, nós sabemos quando necessitamos dela para manter o equilíbrio da nossa alimentação.

 

Apoios:  apoio passaro