O Cão

UAUFF!!! UAUFF!!!

Olá, eu sou o Cão, um animal social, dócil e meigo. Descendo do lobo, sabiam? É curioso... Por isso, é que, às vezes, necessitamos de um líder nas nossas matilhas. Podemos pertencer a muitas raças, o que faz com que tenhamos a nossa personalidade e necessidades próprias.

Muitas vezes, temos fama de ser maus, mas depende daquilo que os nossos donos querem de nós. Por vezes, treinam-nos para sermos agressivos e, claro, nós obedecemos, porque somos muito fiéis e submissos.

Podemos ser domesticados para ajudar o Homem em muitas tarefas, como: cão de caça; cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; guardar rebanhos; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do Homem".

Temos um faro muito apurado; ouvimos muito bem; somos bons caçadores; e corredores vigorosos. Somos inteligentes e obedientes.

Se estamos aborrecidos e nos provocam, ladramos imenso, se estamos tristes e nos tratam mal, então, ganimos e ficamos com um ar muito melancólico... dá dó olhar para nós!

Muitas pessoas tratam-nos bem e são bons donos, dão-nos de comer, dão-nos banho, tosquiam-nos, levam-nos ao veterinário e até temos direito a um cartão com o nosso nome. Outros, menos sensíveis, enquanto somos pequeninos, levam-nos para casa, dão-nos muitos miminhos, gostam muito de nós, depois, quando crescemos, desprezam-nos, deixando-nos ao abandono, o que faz de nós cães vadios... andamos de rua em rua à procura de comida e de um sítio acolhedor para dormir. Até que, chega o dia em que os funcionários da Câmara Municipal nos apanham e nos levam para os canis municipais, onde, por vezes, temos a sorte de sermos adotados, mas, outras vezes, pode-nos estar reservado um destino bem cruel...

Por isso, sejam nossos amigos... Se cuidarem bem de nós, seremos os vossos melhores amigos!

Apoios: apoio cao