O Gato

MIAU!!! MIAU!!!!...

Olá amiguinhos! Eu sou o Gato, um animal amável, carinhoso e independente, muito bonito, esbelto, tranquilo, ágil, muito esperto e cuidadoso, limpo e bem cheiroso. Tenho um olfato e audição muito apurados e visão noturna! Sabem… tenho uma membrana nos meus olhos que faz com que consiga ver de noite. Salto muito, consigo virar-me e mexer-me de qualquer maneira, desde a cabeça até às patas. Sou silencioso, porque tenho muito pêlo nas minhas patas e uma espécie de esponja que abafa o som. Com a ajuda da minha cauda, consigo equilibrar-me muito facilmente, subo, trepo e salto sem problemas… o difícil é descer!!! Por vezes, tenho de pedir ajuda para me tirarem de uma árvore ou de um sítio mais alto. Enfim, coisas de gatos…

Tenho muitos ossos e muitos músculos (244 ossos e 512 músculos), o que me torna num animal muito desenvolvido.

Quanto aos meus dentes, quando for adulto terei 30 e uns maxilares muito fortes. Vou dizer-vos um segredo: tenho quatro dentes, os caninos, que eram utilizados pelos meus antepassados para caçar. Agora, já não preciso muito deles, porque sou um animal doméstico…

Ah! Já me esquecia de me apresentar… chamo-me Pituchinha, tenho 5 meses e fui adotada pela minha dona, quando tinha 2 meses. Contaram-me que a minha mamã teve muitos filhotes e a sua dona não podia ficar com todos, lá em casa. Então, perguntou à minha dona se podia ficar com um. Ela disse logo que sim e escolheu-me a mim para ser o seu animal de estimação. Fiquei tão contente, porque ia ter uma casa onde morar, mas triste, ao mesmo tempo, porque deixei a minha mamã!!!! Mas não sofri muito, porque a minha dona é muito minha amiga e trata-me muito bem: dá-me boa comida; dá-me banho, apesar de, nós, os gatos, não gostarmos muito; trata do meu pêlo, das minhas unhas e orelhas; leva-me ao meu amigo médico veterinário; dá-me muitos miminhos e carinhos; e brinca muito comigo.

Alguns gatos não têm tanta sorte como eu, os seus donos, enquanto os gatinhos são pequeninos, gostam muito deles, mas, quando crescem, abandonam-nos, porque querem ir de férias ou já não têm paciência para tratar deles… ficam na rua, à chuva e ao frio, à procura de comida e de um sítio quentinho para dormir… ficam tão tristes, tão tristes que só lhes apetece chorar… Tenho tanta pena deles!!!!!

Por isso, peço-vos que sejam nossos amigos, cuidem bem de nós e não deixem que nos tratem mal… queremos ser os vossos melhores amigos!

Para que nos fiquem a conhecer melhor, não saiam daqui, vou dar-vos uma ajuda… Miau!!! Miau!!!...

Apoios: apoio gato