Os passos de uma tosquia…

Olá! Uaufff! Uaufff!

Vou ensinar-vos como gosto que procedam comigo quando me tosquiam.

Gosto que falem comigo, que me elogiem, que me chamem carinhosamente pelo meu nome… assim, sinto-me mais seguro.

A temperatura da água do meu banho deve rondar os 34º/35º, não deve estar muito quente nem muito fria. Gosto que usem um champô e amaciador específicos para o meu tipo de pêlo, para que fique sedoso e brilhante!

Ah! Atenção… posso escorregar na banheira, por isso, devem colocar um tapete de borracha para não cair… temos de nos prevenir dos acidentes!

Quando sair da banheira, não me deixem sozinho em cima da mesa, onde vou ser tosquiado, posso cair e partir as minhas patas…

Após a banhoca, tenho de ser muito bem seco com uma toalha e um secador de ar quente. Não se esqueçam que devem escovar todo meu pêlo com um corta-nós e uma escova, paradesembaraçá-lo.

De seguida, devem remover as impurezas dos meus olhos, utilizando um gel ou espuma apropriados, porque é uma zona muito sensível, muito fácil de apanhar infecções.

Os ouvidos não devem ser esquecidos… devem ser depilados para evitar otites e ácaros. Para prevenir os problemas de ouvidos devem aplicar-me um desinfectante com algodão, deixando-o no interior do ouvido até ao final da tosquia, pois, além de limpar, abafa os ruídos mais intensos da máquina de tosquiar!

Agora, chega a fase pior… a fase da tosquia. Para que me habitue à vibração do aparelho, devem passar a máquina pelo meu corpo... só depois, devo ser tosquiado.

As minhas patas também devem ser limpas e, se tiverem feridas, devem ser desinfectadas.

Quando me cortarem os pêlos das patas, devem fazê-lo com uma tesoura de pontas redondas para não me magoarem.

Por fim, podem retirar-me o algodão dos ouvidos e limpá-los com uma toalhita húmida.

O meu pêlo do focinho e do pescoço deverão ser aparados com uma tesoura de devaste.

Para terminar, devem aplicar-me um produto que tem diferentes funções: hidratar, desembaraçar e abrilhantar o pêlo, proteger do sol e perfumar.

Bem… depois de todas estas fases, fico como uma estrela… muito bem cuidado e muito agradecido aos meus donos por tratarem tão bem de mim. Adoro-os!!!

Apoios: apoio cao