As doenças dos peixes

saude


Este assunto não é do meu agrado… quando fico doente ou vejo algum amiguinho com pouca saúde, fico angustiada e triste! Mas, vamos lá aprender alguma coisa sobre as doenças mais comuns dos peixes de aquário.

Tal como vocês, nós também adoecemos. A falta de cuidados com a água do aquário provoca-nos muitas doenças causadas por fungos, bactérias e outros parasitas que têm nomes muito esquisitos.

Se vocês se aperceberem, rapidamente, que nós não estamos bem e se pedirem ajuda a um especialista duma loja de animais ou a um médico veterinário para vos informarem do correto tratamento para a nossa doença, certamente, que a recuperação será bem sucedida!

Vou dar-vos a conhecer algumas doenças mais comuns.

As quedas bruscas da temperatura da água podem provocar a doença dos pontos brancos. Os peixes ficam com pouco apetite, esfregam-se no fundo do aquário, as barbatanas ficam mais fechadas, a respiração é ofegante e aparecem pequenos pontos brancos espalhados pelo corpo do animal. O tratamento desta doença consiste na aplicação dum medicamento na água do aquário que deverá ser aconselhado por um especialista.

A doença do veludo é uma doença que pode ser provocada pelas oscilações da temperatura da água do aquário. Os peixes perdem o apetite, emagrecem, têm dificuldade em respirar, perdem o equilíbrio e aparecem no seu corpo muitos pontinhos dourados. É uma doença que se espalha muito rapidamente no aquário. Como tal, deverão perguntar a uma pessoa sabida qual parasiticida devem aplicar no aquário.

Quando um peixinho apresentar o corpo com um aspeto esbranquiçado ou nebuloso, com risquinhos vermelhos nas barbatanas e não comer muito, certamente, que tem a doença com o nome Costia.

Um amiguinho meu ficou doente há pouco tempo. Tinha os olhos cobertos com uma espécie de névoa, respirava com muita dificuldade, não comia nada, sabem o que tinha? Tinha a doença que se chama Olhos Embaçados. Coitadinho, depois dos donos aplicarem um produto na água, passado alguns dias, ficou bom. Mas, sofreu um bocadinho!!!! Tive tanta pena dele…

Por agora, não vos vou falar mais de doenças. Não quero, nem gosto de ficar doente!

Vou brincar para me esquecer destas coisas más! Glu! Glu! Glu!...

 

Apoios: aquario municipal_do_funchal