Vou ser mamã…

Olá!!! O meu nome é Camila, sou uma cadelinha de 3 anos de idade e preparo-me para ser mamã... Agora já me sinto mais forte, pois o meu dono levou-me ao médico veterinário, o Dr. Élvio, porque me viu muito fraca e com uma barriga tão grande que quase se arrastava pelo chão.

Pelos vistos havia certas coisas que eu e o meu dono estávamos a fazer mal e até podia vir a ter problemas no parto, além de ter os meus bebés mais fraquinhos. O Dr. Élvio deu-nos umas indicações para que a minha gravidez e o parto corram muito bem.

As cadelas podem ter ninhadas de 10 ou 12 cachorrinhos, o que exige um grande esforço e envolve um desgaste muito grande ao animal.

A gestação dura cerca de dois meses e os donos devem ter em conta que, para além da cadela estar vacinada, para não contrair nenhuma doença infecciosa no momento em que está mais sensível, deve também estar desparasitada, de modo a não transmitir ovos de lombrigas aos seus filhotes. É importante saberem que uma cadela ao estar vacinada, quando amamenta os seus cachorrinhos bebés, fornecerá, através do seu leite, anticorpos contra certas doenças, dando-lhes uma maior resistência e imunidade.

Ao longo dos dois meses de gestação, o corpo da cadela sofrerá grandes transformações, sendo os últimos 15 dias e a hora do parto, as alturas mais difíceis. Como tal, os donos devem dar à sua cadela suplementos de cálcio e de vitaminas; e uma ração adequada.

Na hora do parto, o local deve ter sombra suficiente e estar bem ventilado. Se o parto demorar mais de 6 a 12 horas, o meu dono deve contactar o Dr. Élvio, pois posso estar em sofrimento.

Assim, fico mais descansada, o Dr. Élvio ensinou o meu dono a tratar de mim nesta fase tão maravilhosa da minha vida… vou ter bebés!!! AAAuuuuuu!!! AAAuuuuuu!!!

Apoios: apoio cao