Papinha da boa!!!

Objetivos: sensibilizar para a proteção de animais;
Estimular o sentido de responsabilidade para a reciclagem;
Expressar-se, plasticamente, em objetos tridimensionais;
Valorizar o respeito pelos pássaros.

Sugestão: Em grupo, é abordado o tema “Proteção dos seres vivos”. Para complementar, propõe-se a construção de um comedouro de árvore, para colocar numa árvore da escola. Desta forma, os passarinhos que voarem por ali perto têm um cantinho onde podem descansar as asinhas e comer uma bela refeição.

Material necessário:
Uma caixa vazia de leite ou de sumo
Corda (deve ser forte)
Tesoura
2 varas (paus) pequenas ou hastes de madeira
Sementes para pássaros
Marcadores, tintas ou material para colagem para decorar e embelezar a caixa. Assegure-se que os materiais utilizados não são tóxicos nem de rápida deterioração, para não ferir os passarinhos.

Preparação:
1. Lave e seque a caixa completamente.
2. Decore a caixa, utilizando os materiais escolhidos.
3. Utilize as tesouras para cortar um quadrado de cada lado da caixa. Os quadrados devem ter um tamanho suficiente para que o pássaro possa meter a cabeça para se alimentar.
4. Faça um pequeno buraco, por baixo de cada quadrado, com o furador ou com a ajuda de uma tesoura. A abertura não deve ser muito grande, só o suficiente para se conseguir colocar a vara ou o pau, de um lado ao outro do comedouro. Desta forma, o pássaro poderá descansar no poleiro enquanto se alimenta.
5. Coloque no fundo da caixa as sementes para pássaros.
6. Faça dois furos na parte superior da caixa, para que se possa introduzir uma corda e pendurá-la num ramo de uma árvore da escola ou nos arredores, para que as crianças tenham a oportunidade de ver os passarinhos a comer.

Divirtam-se!

Apoios:  apoio passaro