O nosso “Bilhete de Identidade”

Piu… Piu… Piu…

Vou ensinar-vos uma coisa que talvez não saibam. Tal como vocês, nós, os passarinhos, também temos um bilhete de identidade, onde estão registadas algumas informações sobre nós: a nossa data de nascimento; a terra dos nossos pais; o nosso número do registo da federação; o clube ou federação a que pertence o nosso criador e o código desse criador.

Como não andamos de carteira, o nosso Bilhete de Identidade não é em papel. Sabem como é? É uma anilha, um anel que nos colocam numa pata, quando já temos idade para sair do ninho. Essa anilha não pode ser muito apertada, porque senão não nos conseguimos movimentar e pode aleijar-nos, mas, também, não pode ser muito larga, para não a perdermos. Para não haver dúvidas, existem regras e tamanhos para as anilhas, que têm que ser respeitadas por todos os criadores de pássaros.

Esta pequena anilha tem outra função, pois prova que não fomos retirados da natureza! Sabem, há senhores que nos roubam e que põem em perigo algumas espécies de pássaros, principalmente, as que se encontram em perigo de extinção, ou seja, que estão em perigo de desaparecer.

Então, já sabem, os passarinhos têm direito à sua própria identidade… Logo, também têm um “Bilhete de Identidade”.

Muitos Piuuus… Piuuus… para vocês!

Apoios:  apoio passaro